Carregando...

A segurança e os benefícios das embalagens de EPS (Isopor®) para contato com alimentos serão tema durante a Fispal Tecnologia 2017, em palestra e em estande

A Engenheira de Alimentos, Eloísa Elena, do Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CETEA/ITAL), apresentará o estudo que demonstra a segurança do uso de embalagens plásticas de EPS para alimentos e bebidas

As embalagens de EPS, conhecido pela marca comercial Isopor®* são 100% seguras para serem utilizadas em contato com alimentos, sejam frios, quentes, sólidos ou líquidos. Essa é uma das principais conclusões do relatório realizado pelo CETEA/ITAL, que será apresentado na Fispal Tecnologia 2017, no estande da Plastivida, entre os dias 27 e 30 de junho, e em uma palestra no dia 29/06, no São Paulo Expo.

O estudo, solicitado pelo Comitê de EPS da Plastivida ao Cetea/Ital, traz à população e principalmente, para os profissionais da área de saúde (médicos endocrinologistas, nutrólogos, pediatras etc), toxicologistas, nutricionistas, bem como empresas usuárias de embalagens, embasamento técnico que abrange, desde a estrutura da matéria-prima, os processos para a fabricação de embalagens, as propriedades do EPS, principais aplicações e benefícios, o efeito da temperatura sobre o produto (quente ou frio), as legislações vigentes no Brasil, Mercosul, Estados Unidos e União Europeia, incluindo também questões ambientais.

A palestrante do evento, Eloísa Elena Corrêa Garcia, Engenheira de Alimentos, Mestre em Tecnologia de Alimentos na área de concentração de Embalagem e especialista em embalagens plásticas, é uma das responsáveis técnicas pelo relatório e afirma que esse documento vai além da questão sobre o contato com o alimento. “O estudo realizado mostra características e vantagens do produto que beneficiam o meio ambiente, a economia e o bem-estar das pessoas, o que o categoriza como um produto muito importante para a sociedade ”, comenta.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, somente a partir da informação científica correta é que as pessoas terão embasamento para decidir qual o melhor produto a ser adquirido. “Oportunidades como essa, de mostrar esse importante estudo para o público da Fispal Tecnologia, são de suma importância para levar a informação técnica, além dos conceitos de boas práticas de consumo e descarte para a população”, afirma Bahiense.

Estande Plastivida “A sustentabilidade dos plásticos” – além da palestra, a Plastivida e seu Comitê de EPS contarão com um estande e diversas ações durante a Fispal que abordarão a sustentabilidade dos plásticos, enfatizando o EPS (Isopor®).

O estande dará destaque para a importância na participação da sociedade no descarte e no destino ambientalmente corretos das embalagens de EPS que, como os demais tipos de plásticos, são 100% recicláveis. Para demonstrar na prática as principais etapas da reciclagem, haverá no estande um coletor de embalagens e resíduos em EPS, uma degasadora em funcionamento – equipamento que retira todo o ar do EPS, reduzindo seu volume em mais de 95% - viabilizando sua logística e reciclagem mecânica. O EPS é uma resina termoplástica, que contém até 98% de ar e 2% de plástico (PS).

Finaliza com uma exposição de produtos nobres fabricados com PS reciclado: molduras de quadros e espelhos, perfis, rodapés, rodameios, rodatetos, réguas, entre outros.

SERVIÇO:
Estande Plastivida – Comitê de EPS - “A sustentabilidade dos plásticos”
Período: de 27 a 30/06/2017
Horário: das 13h às 20h
Local: Fispal Tecnologia (São Paulo Expo, KM 1,5 da Rodovia dos Imigrantes) Estande
O153

Informações e credenciamento:
www.fispaltecnologia.com.br/pt/credenciamento.html

Apresentação do relatório do Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CETEA/ITAL), que atesta a segurança do EPS para o contato com alimentos

Data: 29/06/2017
Horário: 16h45
Local: Fispal Tecnologia (São Paulo Expo, KM 1,5 da Rodovia dos Imigrantes) Estande
Abre na rua J 107
Contato: tel (11) 2148 4756
Inscrições pelo e-mail: claudiaveiga@plastivida.org.br

Apoio: ABRE – Associação Brasileira de Embalagens (www.abre.org.br) e Informa Exibition (www.informaexhibitions.com.br)

*Marcar registrada pela empresa Knauf Isopor.

Sobre o CETEA/ITAL: O Centro de Tecnologia de Embalagem - CETEA do Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL, é uma instituição ligada à APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental.