Carregando...

Câmara Municipal de São Paulo ganha Ponto de Entrega Voluntária para coleta de Isopor®

Ação do vereador Gilberto Natalini, em parceria com a Plastivida, pretende disseminar a importância da destinação correta do material e também a sua reciclabilidade

Com o intuito de mobilizar a população sobre a importância do descarte correto e da reciclagem de EPS (popularmente conhecido no Brasil como Isopor®, marca registrada pela Knauf Isopor), o vereador Gilberto Natalini e a Plastivida vão inaugurar, no próximo dia 13 de abril, um PEV-M (Ponto de Entrega Voluntária Monitorado) na Câmara Municipal de São Paulo.

O PEV-M ficará na área externa, na entrada da Câmara, e nele os cidadãos poderão descartar corretamente todo material de EPS, tais como embalagens diversas (inclusive as utilizadas para proteger eletrodomésticos e eletroeletrônicos), entre outros. Todo EPS coletado no PEV-M será encaminhado para as cooperativas Coopervivabem e Cora, onde será comercializado e destinado para ser transformado em novos produtos, gerando renda aos cooperados e benefícios ao meio ambiente.

A inauguração do PEV-M é mais uma ação da campanha Recicla Isopor®, lançada em 2015 pelo vereador, pela Plastivida, por meio de seu Comitê de EPS, e pela Comissão de EPS da Abiquim, para fomentar a coleta seletiva e descarte correto do EPS. Mais que isso, a campanha vem informar a população que o EPS se trata de um plástico e que é 100% reciclável. “A população precisa conhecer as informações corretas sobre os produtos, seus benefícios e sua reciclabilidade para que possa usar e descartar de forma responsável”, afirma o vereador Natalini.

A parceria Plastivida/Abiquim, que resultou na campanha tem por objetivo divulgar e promover o EPS. A inauguração do PEV-M é mais um passo neste sentido. “A Comissão Setorial de EPS da Abiquim trabalha em parceria com a Plastivida questões de sustentabilidade, educação ambiental e pesquisa de reciclagem de EPS desde 2013”, declara Wendel Souza, Coordenador da Comissão Setorial de EPS da Abiquim. 

Reciclagem - O EPS é um plástico 100% reciclável e mantém consideráveis índices de reciclagem no Brasil. Em 2012, 34,5% do EPS pós-consumo foi reciclado.

A reciclagem do EPS é uma atividade que gera emprego e renda no Brasil. Em 2012, as 22 recicladoras deste material faturaram juntas R$ 85,6 milhões e empregaram 1.413 pessoas. Essas empresas trabalham com capacidade ociosa em torno de 40%, ou seja, há espaço para se reciclar mais e para isso é necessário se coletar mais.

O EPS reciclado se transforma em diversos produtos como molduras, rodapés, telhas termo acústicas, solados, chinelos, material para preenchimento de puffs, floreiras, entre outros produtos.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, com mais informação à população e com o apoio do poder público na coleta seletiva, essa atividade tende a crescer. “O EPS, assim como outros plásticos são produtos fundamentais à vida das pessoas e ao desenvolvimento e, assim, saber usá-lo e reutilizá-lo na reciclagem só traz benefícios à população, à economia e ao meio ao Planeta”, completa o executivo.

Serviço: Lançamento do PEV-M na Câmara Municipal de São Paulo
Data: 13 de abril de 2016
Horário: 9h
Local: Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista