Projeto RECICLE+EPS conscientizará a população de Florianópolis sobre a reciclagem de EPS (Isopor®)
Carregando...
O objetivo é reunir estudos, literatura específica, manuais, publicações além das ações e parcerias do Comitê de EPS voltados às boas práticas de consumo, descarte e reciclagem do EPS, conhecido pela marca comercial Isopor®
Para quem quer saber mais sobre as propriedades, benefícios e reciclabilidade do EPS (Poliestireno Expandido, conhecido pela marca comercial Isopor®), o Comitê de EPS da Plastivida lança seu novo portal: http://eps.plastivida.org.br/
O objetivo é reunir em um só espaço todas as informações sobre as aplicações, as vantagens, os estudos técnicos e científicos, literatura especializada, além das ações e parcerias em prol da coleta seletiva e da reciclagem do EPS.
Segundo Ivam Michaltchuk, coordenador do Comitê de EPS da Plastivida, esse novo espaço é essencial no diálogo que a Plastivida vem estabelecendo com a sociedade, a fim de mudar a relação das pessoas com o EPS. “Estamos falando de um produto extremamente versátil, com características importantes para diversas aplicações e que precisa ser reconhecido como reciclável, utilizado de forma consciente, descartado corretamente (limpo e seco) e transformado em novos produtos, completando assim o processo da Economia Circular”, afirma o executivo.
O EPS participa de uma série de segmentos importantes da economia, como a construção civil, embalagens, agronegócio, esporte, entre outros. Isso porque apresenta características como excelente relação custo/volume útil, boa relação resistência mecânica (compressão, tração e flexão) com pouca massa, compatibilidade físico-química com os demais materiais empregados na construção civil, durabilidade, excelentes características de deformabilidade (resiliência elevada) e estabilidade dimensional. O produto distribui as cargas atuantes deformando-se, dissipa tensões concentradas sem romper-se, não induz fissuras e trincas nos componentes contíguos, além de ser de fácil uso e conformação.
Além disso, se destaca por seu viés sustentável: proporciona economia de energia, utiliza baixíssima quantidade de matéria prima (menos de 5%) sua produção não utiliza clotofluorcarbono CFC, assim como não propicia nenhuma emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis) e ainda, é 100% reciclável.
Para difundir essas características e beneficiar a sociedade e o meio ambiente, formamos, em 2015 o Comitê de EPS da Plastivida, que promove ações de educação ambiental bem como de coleta e reciclagem de EPS. “Nossa atuação vem desde a orientação para catadores e cooperativas, visando o aumento da reciclagem em todo o país, passando pelo fornecimento de informações técnicas para legisladores, e pelo relacionamento com a sociedade, no intuito de evidenciar as qualidades técnicas do EPS e as suas contribuições para aumentar a qualidade de vida das pessoas, respeitando o meio ambiente”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.
O executivo completa: “o novo portal vem contribuir com esse trabalho importantíssimo, que tem efetivamente transformado a relação da sociedade com o consumo e o descarte desse produto, tão importante na vida das pessoas.”
Sobre a Plastivida: A Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos, atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br
Informações à imprensa
Comunicação Plastivida
comunicação@plastivida.org.br
(11) 2148-4756
(11) 99652-4661 – Roberta Provatti